A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. Ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, da boniteza e da alegria.
Paulo freire
“Professora, coloca aquela música pra gente ouvir de novo: no meio do mar tem um rio, mar rio, mar rio, no balanço do mar levante sua mão, Mário, Mário Gusmão...” o pedido do aluno Maycon F. dos Santos, 11 anos, do 4ª ano da Escola Municipal Deputado Gersino Coelho demonstra o entusiasmo em relação ao momento da abertura do projeto “Mário Gusmão vai às escolas” que completa 5 anos em 2014. O projeto se desenvolve em três momentos: 1.Apreciação estética da abertura do projeto para todas as turmas, realizada pelos professores do Ceart; 2. Vivência das oficinas artísticas em sala de aula; 3. Culminância, onde todos retornam ao pátio da escola e as turmas mostram os resultados produzidos.
Em seu quinto ano de execução o projeto “Mário Gusmão vai às escolas” já atendeu mais de 30 mil alunos com temáticas instigantes que buscam contribuir com o fazer pedagógico nas unidades municipais do ensino fundamental I. Nos primeiros anos foi executado apenas na regional Orla, onde o Ceart é lotado, depois ampliou o raio de ação para todas as CREs e atualmente percorre escolas situadas em Itapuã, Cabula, Valéria, Boca do Rio, Brotas, Liberdade, Narandiba, Fazenda Grande e outros.
A Arte mobiliza o ser humano para pensar e se expressar de forma diferenciada, canaliza as emoções para o belo, possibilita uma transformação interior e quando trabalhada de forma lúdica, surpreende a todos que co-participam do processo de aprendizagem, levando professores, alunos, gestores e funcionários a se encantarem com os produtos artísticos desenvolvidos e apresentados pelos alunos no momento da culminância do projeto “Mário Gusmão vai às escolas” onde potenciais artísticos são despertados em dança, música, teatro, literatura e artes visuais.
“É uma alegria perceber que a Arte consegue envolver todos os componentes das unidades escolares, das gestoras, professoras e alunos às merendeiras e porteiros, todos buscam contribuir para o êxito do projeto e no final é gratificante perceber o quanto as turmas ficam entusiasmadas e atentas com os resultados apresentados, a Arte, nesse sentido, é capaz de uma transformação muito maior que possamos imaginar” reflete a diretora do Ceart Maria Anunciação Teles que rege a equipe multidisciplinar do Ceart desde 2010.
Os temas escolhidos para cada ano buscam dialogar com o tema da SMED e outros surgem no próprio fazer da ação como o tema “Cultura da Paz” desenvolvido em 2013. Esse ano o Ceart apostou no tema “Educação Integral: Identidade, cultura e comunidade” em diálogo com as unidades escolares e com a SMED que escolheu para 2014 o tema norteador: “Educação Integral, integrada e sustentável: direitos, desafios e perspectivas”.
Viviane de Bastos
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