" Basicamente, se nós queremos uma escola diferente, se queremos mudar a escola, ou se simplesmente, não estamos gostando da nossa prática, isto significa que devemos estar disponíveis, desejosos, querendo, assumindo, enfrentando e pensando..."
Madalena Freire



segunda-feira, 15 de julho de 2013

Quinta-feira (18), a Municipal Neuza Nery recebe "Mário Gusmão vai às Escolas"


Ludicidade, arte e educação. Essa é a receita que o Centro de Artes Mário Gusmão (Ceart) adota para levar às escolas publicas do município, o conceito da Cultura de Paz. Nesta quinta-feira (18), o Ceart estará na Municipal Neuza Nery, localizada no Nordeste de Amaralina e atenderá diretamente cerca 250 alunos. As oficinas de arte terão início a partir das 7h30 e seguem até às 17h. O projeto, que leva arte e mensagens de paz para as escolas foi batizado de Mário Gusmão Vai às Escolas e tem oferecido oficinas de Literatura, Artes Visuais, Teatro, Música e Dança para estudantes da rede municipal de ensino.
Por meio das linguagens artísticas, a equipe de professores provoca reflexões em torno do tema “Cultura de Paz: um exercício para a Convivência Humana. Os alunos são estimulados a pensar de que forma cada um pode contribuir para a paz em seus espaços de convivência. O projeto trabalha com crianças e adultos com o intuito de provocá-los a pensar sobre o seu papel na comunidade onde vivem e expressar sua visão sobre o mundo e a sua relação com a paz, por meio da arte. “A maioria desses alunos estão em contato com vários tipos de agressões diárias, sobretudo porque são oriundos de bairros onde estão mais suscetíveis a cultura da violência. O nosso papel é contribuir com o trabalho da escola no sentido de fazê-los sentir-se responsáveis pela solução desse problema, na medida em que cada um faz a sua parte”, explica Maria Anunciação Teles, diretora geral do CEART.

Nas oficinas de dança, por exemplo, os alunos são estimulados a criar coreografias para a música “Girassol”, da banda Cidade Negra. “Escolhemos essa canção pela letra reflexiva que ela tem e pela flor simbolizar realmente a paz. Muitos alunos não sabem disso e quando tem noção dos significados, o trabalho ganha outra magnitude e o resultado é maravilhoso”, explica a professora de dança, Adilvani Araújo que junto com a oficina de Artes Visuais, - que produz com os alunos diversos “girassóis” com papel colorido, criam um resultado coreográfico e visual que visa apresentar um nível estético atraente para a plateia formada pelos próprios alunos da escola. Nesse momento todas as oficinas mostram o resultado das atividades em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário