A ansiedade dos educadores infantis comprometidos com a Educação Infantil é ter um ambiente que possa proporcionar a brincadeira para a criança, além de favorecer a confiança, respeito e criatividade. O ambiente adequado para esta faixa etária é um tema cada vez mais presente nas rodas de debates sobre o tema.
De acordo com a pesquisadora da Faculdade de Educação da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Marlene dos Santos, mesmo as regiões que possuem instituições de Educação Infantil com uma boa infraestrutura física, em geral, a organização do ambiente ainda não está adaptada à criança. “Notamos que as formas de organização e de vivência nesses espaços são muito voltadas ao mundo adulto. Então, temos que discutir o que é espaço, o que é ambiente, como esses dois elementos se constituem currículo da Educação Infantil e o lugar das crianças nesses ambientes”, explica Marlene.
O desafio é trabalhar com a imaginação e nos adequar à necessidade do setor. "Nós como educadores infantis massacramos os alunos com sílabas, numerais e tiramos o brilho do brincar na criança e a arte pode ajudar muito nisso", explica a diretora do CEART - Centro Municipal de Arte, Cultura e Educação Mário Gusmão, Maria Anunciação.
O Centro vem fazendo um trabalho continuado nos CMEIs - Centro Municipal de Educação Infantil, utilizando música, literatura, teatro e artes visuais para implementar atividades dentro do conceito de arte-educação junto às crianças até 5 anos e contribuindo com o setor. "O grande desafio é repensar toda a pedagogia", conclui Maria Anunciação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário