" Basicamente, se nós queremos uma escola diferente, se queremos mudar a escola, ou se simplesmente, não estamos gostando da nossa prática, isto significa que devemos estar disponíveis, desejosos, querendo, assumindo, enfrentando e pensando..."
Madalena Freire



quarta-feira, 3 de abril de 2013

CEART convida alunos e professores a refletirem sobre a Cultura de Paz


 O projeto "Mário Gusmão Vai às Escolas" começou o ano cheio de novidades. A abertura artística "O Mago Encantado das Artes" é uma delas. Trata-se de uma encenação musical produzida pelos professores de artes visuais, literatura, teatro, música e dança que cantam e dançam juntos para convidar os alunos, professores e demais colaboradores à vivenciar a arte-educação. Na peça, todos também são chamados a refletir sobre a Cultura de Paz, tema do projeto este ano de 2013, e que norteará as ações do Centro nas escolas do município. 
As atividades já foram realizadas na Madre Judite, Calazans Brandão, Artur Sales e Álvaro da Franca Rocha. A equipe do CEART, que é formada por professores nas diversas áreas da arte e educação, já trabalhou com alunos de várias faixa etárias, - do G5 aos adultos do Seja - Segmento de Educação de Jovens e Adultos. “Utilizamos da interdisciplinariedade para chegar aos alunos de forma prazerosa e discutir assuntos considerados densos como é o caso da Paz e a não-violência. As atividades são riquíssimas e eles têm trazido assuntos que vem enriquecendo muito a discussão”, explica Maria Anunciação, diretora do Centro.
A história de uma coruja que vai parar por acaso em um galinheiro é uma das atividades de arte-educação que levam a reflexão sobre tolerância e respeito às diferenças. As crianças, jovens e  adultos têm a oportunidade de aprender com muita ludicidade, em um dia de oficinas de Literatura, Teatro, Dança, Artes Visuais e Música. O projeto "Mário Gusmão vai às Escolas" é realizado desde 2010 e já atingiu cerca de 50 mil alunos da rede municipal de ensino e até o fim do ano pretende atingir mais 18 mil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário