" Basicamente, se nós queremos uma escola diferente, se queremos mudar a escola, ou se simplesmente, não estamos gostando da nossa prática, isto significa que devemos estar disponíveis, desejosos, querendo, assumindo, enfrentando e pensando..."
Madalena Freire



sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Professores da rede se reunirão no Imeja para Vivência Artística

Nesta sexta-feira (11), às 13h30, os professores da rede que participam do projeto "As Escolas vêm ao Mário Gusmão - Vivência Artística", passarão por mais uma importante etapa do processo artístico-pedagógico. Os docentes assistirão a peça, "O Encontro das Yabás", no auditório do IMEJA - Instituto Municipal de Educação Prof. José Arapiraca, no bairro da Boca do Rio.
"O Encontro das Yabás"



"O Encontro das Yabás", é uma peça da Cia. de Teatro Na Boca de Cena, grupo residente da Organização Não-Governamental, Bumbá - Escola de Formação Artística e conta a história de um grupo de pescadores e seus dilemas para realizar a festa da colônia do bairro, Boca do Rio, que é remascente quilombola. Após assistirem ao espetáculo, o elenco e os professores farão um debate que possibilite discutir o tema da peça, bem como os elementos artísticos utilizados na composição do espetáculo.

O projeto de vivência artística, proposto pelo CEART este ano, tem a intenção de fazer com que os professores possam entender a arte-educação como instrumento integrado ao seu dia a dia, no aprendizado diário independente das disciplinas a serem ensinadas. "Pretendemos com essa vivência fazer com que os professores possam experimentar as diversas nuances da arte e integrá-las aos seus ensinamentos em sala de aula, independente da disciplina. É possível ensinar matemática com arte, inglês com arte, português com arte e por aí vai", explica Maria Anunciação Teles, diretora geral do CEART.
De agosto até agora, os professores do projeto já passaram por vivências na áreas de artes visuais, música e dança. Ao final da experiência, previsto para novembro, os educadores serão estimulados a elaborar um produto artístico que será apresentado em um teatro da cidade, ainda a ser definido. O resultado deverá envolver todas as linguagens trabalhadas, como teatro, dança, música, artes visuais e literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário