" Basicamente, se nós queremos uma escola diferente, se queremos mudar a escola, ou se simplesmente, não estamos gostando da nossa prática, isto significa que devemos estar disponíveis, desejosos, querendo, assumindo, enfrentando e pensando..."
Madalena Freire



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CEART leva arte-educação para jovens e adultos da Rede


 


Na ultima terça-feira (09), a Escola Municipal Casa da Providência, no bairro da Saúde, recebeu os professores do CEART. Além das oficinas com a criançada, o projeto também ofereceu uma oficina de artes visuais para os alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos, alguns inclusive, da Terceira Idade. Entre eles, a dona de casa e aluna do 5º ano, Catarina Conceição, de 70 anos, que diz não ter conseguido estudar quando criança e voltou a escola há dois. Foi uma das mais atuantes na atividade. “Imagine que quando era menina, não tive nem condições de assistir aulas normais, e agora até aula de arte estou tendo. Estou muito feliz”, diz.

A professora do 2º ano A,Barbara Figueiredo da Silva, parabenizou a atividade de teatro. “Os meus alunos são normalmente agitados e têm dificuldades de trabalhar em grupo, mas observei que com uma motivação diferente em sala de aula, as crianças conseguem participar com atenção e organização”, pontua. A professora Ivana Patrícia, do 1ª A, agradece a vinda do projeto. “As atividades superaram as minhas expectativas no que diz respeito às apresentações e a condução da disciplina nas turmas”, explica.

O projeto Mário Gusmão vai às Escolas chega à Cidade Baixa, dessa vez na Escola Municipal Dr. Augusto Lopes Pontes. As atividades serão desenvolvidas na próxima quinta-feira (11), das 8h às 17h. O projeto, realizado pelo CEART - Centro Municipal de Arte, Educação e Cultura Mário Gusmão, levará cinco linguagens artísticas para a unidade, divididas em oito oficinas. Cerca de 250 alunos serão contemplados e a ideia é fazer com que alunos e professores possam integrar as atividades de arte-educação, em especial, nas áreas de dança, música, teatro, artes visuais e literatura a partir da iniciativa do Centro.

O projeto Mário Gusmão vai às Escolas ocorre desde 2010 e já atingiu mais de quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário