" Basicamente, se nós queremos uma escola diferente, se queremos mudar a escola, ou se simplesmente, não estamos gostando da nossa prática, isto significa que devemos estar disponíveis, desejosos, querendo, assumindo, enfrentando e pensando..."
Madalena Freire



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Projeto volta pela terceira vez em escola e surpreende





A última quinta-feira (03) foi marcada pela festa da arte-educação na Escola Municipal São Domingos Sávio, na Garibaldi. Alunos e professores receberam os educadores do CEART para mais uma experiência de arte, cultura e educação. Foi a terceira vez que o Projeto Mário Gusmão vai às Escolas foi à unidade municipal de ensino. Para a professora Sandra Silva Pereira que acompanha sempre as ações do CEART e esteve apoiando o grupo de professores nos dois turnos, a experiência com o Mário Gusmão é sempre surpreendente.  “Cada ano é uma expectativa diferente e a gente se encanta cada vez que eles fazem o trabalho aqui”, diz.

As oficinas de Dança, Música, Artes Plásticas, Literatura, Teatro e Jogos e Brincadeiras deram o tom do dia com animação e aprendizado. Os alunos da Oficina de Música, por exemplo, compuseram uma peça musical e mostrou sua capacidade de refletir sobre o compromisso que eles têm com a educação. A inspiração foi o tema da Secult, deste ano - “Aprendizagem, um compromisso de Todos”. Uma das turmas, liderada por Gabriela Medeiros, 10 anos, montou uma letra, com voz e violão em que dizia “Na banca, no teatro, no circo, eu posso aprender... uma coisa que a gente tem que fazer e se comportar e fazer o dever, minha mãe vai ensinar e eu vou aprender”. A aluna cantou sozinha acompanhada de um coro de cerca de 200 alunos e apesar da aparente timidez, fez bonito. “Achei bom representar a turma e mostrar um pouco de nossas qualidades”, pontuou.

Os menores também mostraram seu talento nas oficinas de Artes Visuais. O pequeno João Pedro, de apenas 4 anos, era um dos mais concentrados na pintura. “Quero fazer um passarinho. Gosto muito de pintar e quero ficar aqui o dia todo”, disse.O Projeto Mário Gusmão vai às Escolas segue até o fim do ano, levanto arte-educação para as unidades de ensino da Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.Mais informações: ceartmariogusmao@gmail.com













Nenhum comentário:

Postar um comentário