" Basicamente, se nós queremos uma escola diferente, se queremos mudar a escola, ou se simplesmente, não estamos gostando da nossa prática, isto significa que devemos estar disponíveis, desejosos, querendo, assumindo, enfrentando e pensando..."
Madalena Freire



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Centro de Artes promove formação em arte-educação voltada para o conteúdo étnico-racial


Vinte e oito horas de formação em arte-educação baseado na Lei 10.636/03, que fala sobre a inclusão do ensino da cultura afro no ensino fundamental e médio. Esse é um dos principais focos da formação dos professores da rede municipal de ensino que participam do projeto “Escolas vêm ao Mário Gusmão, vivência artística”. A ação visa atender professores, coordenadores e gestores municipais e ocorre amanhã (17), a partir das 8h, no Centro Municipal de Arte, Educação e Cultura Mário Gusmão, no bairro da Amaralina.
O projeto contará com oito encontros quinzenais, às sextas-feiras, com duração de três horas cada, totalizando 28 horas, para cada grupo de cerca de 20 educadores, totalizando 40, nos dois turnos. Durante a formação os professores experimentarão linguagens nas áreas de artes visuais, - esta prevê construir um cenário teatral, além de oficinas de Teatro, Dança e Literatura.
A formação, entre outros objetivos, reforça o vínculo que o Centro tem com as escolas visitadas no projeto Mário Gusmão vai às Escolas, que existe desde 2010 e reforça o tema da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de 2012 – Aprendizagem: Um compromisso de todos.
De acordo com a coordenadora pedagógica Marilu Sá Barreto, a experiência serve para promover o contato dos docentes com a arte. “A nossa intenção é que os educadores possam, a partir da experiência no Ceart, incluir em suas aulas conceitos de arte-educação com o objetivo de promover uma aprendizagem mais significativa nas escolas”, conclui.

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